.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Arvorismo

Investiu-se muito dinheiro, mas parece que a idéia do arvorismo não deu muito certo, e hoje está praticamente esquecida. Uma pena, pois poderia ser uma opção a mais de lazer para os residentes e também para os turistas, visto que Ribeirão Pires já demonstrou ter um grande potencial para o turismo ecológico. Está localizado no Parque Pérola da Serra, que atualmente encontra-se praticamente abandonado.








O arvorismo surgiu nos anos 80 na Costa Rica como forma de pesquisa da fauna e flora por cientistas que necessitavam observar ou coletar animais silvestres, frutos, fungos, folhas, e outros organismos que se encontravam nas copas das árvores.

Para facilitar as pesquisas e ter maior praticidade, eles começaram a evitar subidas e descidas constantes e adotaram formas de permanecer e transpor as copas das arvores, através das Técnicas Verticais, usando equipamentos como cordas, cadeirinhas, mosquetões, polias, etc. Alguns cientistas chegavam inclusive a construir plataformas em madeira para pernoitarem e passarem dias encima das árvores observando espécies.

Mais tarde, a França e a Nova Zelândia adotaram a idéia de praticar o arvorismo como esporte ecológico de aventura. Com o passar dos anos, a prática foi se desenvolvendo e os percursos começaram a ficar mais elaborados. Cabos de aço, cordas e madeiras formavam escadas, túneis, redes, pontes suspensas, tirolesas.

Nenhum comentário: