Estas são algumas das perguntas mais freqüentes em uma entrevista de emprego:
Fale sobre si Esta é uma pergunta praticamente obrigatória em uma entrevista, e quando o entrevistador a faz, além de ele desejar saber sobre você, ele também deseja saber como você se apresenta e lida com as pressões do mundo profissional, afinal, fazer uma apresentação de si mesmo é, além de tudo, um exercício de eloqüência. A resposta deve ser sucinta, firme, direta e deve valorizar seu perfil profissional.
O que você faz no seu tempo livre? Essa pergunta é mais aberta, mais livre. Seja sincero, diga o que realmente você mais gosta de fazer. Dê ênfase às atividades que te trazem algum desenvolvimento e que mostram sua capacidade de gerir o tempo.
Quais são as suas maiores qualidades? Nesse caso, é bom ser sincero, mas também apontar as características que tem mais ligação com o mundo profissional, como pró-atividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
E pontos negativos/defeitos? Nessa pergunta, a resposta não pode ser muito negativa, pois você precisa se sobressair aos outros candidatos, mas também não pode dizer que não tem defeitos. Nesse caso, a dica é partir de uma qualidade e agravá-la, de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional? Não se queixe de modo algum, toda experiência é um aprendizado. Não critique a empresa, seus colaboradores ou companheiros de trabalho. Afinal o entrevistador pode te achar difícil de satisfazer ou pensar que você também reclamará da empresa futuramente.
Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação? Seja sincero, mas justifique-se. Tente mencionar os que têm mais a ver com a empresa ou com seus objetivos profissionais.
Quais são seus objetivos dentro da empresa? Com essa pergunta o entrevistador que saber seus objetivos a curto e a longo prazo. Nesse caso, seja específico sobre seus objetivos, não fantasie, tente aproximar sua meta com a da empresa. Evite ao máximo respostas do tipo "ganhar bem" ou "aposentar-se".
O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa? Nessa pergunta o entrevistador quer saber qual seu grau de conhecimento sobre a atuação da empresa, portanto, aproveite e demonstre como o posicionamento da empresa no mercado te levou a enviar o currículo. Fale um pouco da área de atuação da empresa e demonstre que você pesquisou e se dedicou a saber mais sobre ela. Fale ainda dos seus interesses profissionais e como eles se cruzam com a trajetória da empresa.
Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje? Com esta pergunta o entrevistador quer saber se você é capaz de identificar uma situação difícil e como você reagiu perante uma dúvida e uma decisão à tomar. Seja objetivo, não precisa contar a ele toda a sua vida, e as razões pelas quais chegou a situação citada. Valorize sua decisão e analise as alternativas e conseqüências do fato.
O que você procura em um emprego? Nessa pergunta há mais opções e você deve ser sincero, pode ser por desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos? Essa pergunta é crucial, pois o mercado, atualmente, deseja pessoas que saibam lidar com situações de pressão, pois é assim que os negócios funcionam. Você deve demonstrar-se capaz de trabalhar com datas e prazos, dando até exemplos de sua vida profissional anterior.
Dê-nos um motivo para o escolhermos Esta pergunta é muito complicada, pois para tal resposta você deve se enaltecer e não diminuir os outros candidatos, pois afinal, você nem os conhece. Com essa pergunta espera-se que o candidato saiba fazer seu "marketing pessoal", valorizando as características em seu perfil que mais se enquadram no cargo disputado e analisando a forma que isso trará benefícios para a empresa.
PAT - Ribeirão Pires- Notícias - CLICK NO LINK PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO - CLICK QUI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário